Primeiro Reinado

06:15 4 Comments A+ a-






http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/primeiro-reinado


 
O Primeiro Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro I. Tem início em 7 de setembro de 1822, com a Independência do Brasil e termina em 7 de abril de 1831, com a abdicação de D. Pedro I.

O governo de D. Pedro I enfrentou muitas dificuldades para consolidar a independência, pois no Primeiro Reinado ocorrem muitas revoltas regionais, oposições políticas internas.

Abolição e Republica

06:26 2 Comments A+ a-






http://pt.slideshare.net/gcaseiro99/abolio-e-repblica




A pressão inglesa pelo fim do tráfico de escravos e a Lei Eusébio de Queirós, representaram um duro golpe contra a escravidão. Entre os fatores que contribuíram para a Abolição, cabe citar: a resistência dos próprios escravizados e o movimento abolicionista.

Regências

06:06 1 Comments A+ a-





http://pt.slideshare.net/guilhermedrumond90/periodo-regencial-37972879




O Período das Regências na História do Brasil teve início em 1831 com a abdicação de Dom Pedro I e terminou em 1840 com o Golpe da Maioridade. Nesta época o Brasil foi governado por regentes, pois o herdeiro direto ao trono brasileiro, Dom Pedro II, possuía apenas 5 anos com seu pai abdicou e, portanto, não podia assumir o poder.

O Reinado de D.Pedro II

11:35 0 Comments A+ a-



Fonte: http://www.infoescola.com/historia/segundo-reinado/

D. Pedro II é aclamado imperador aos 15 anos de idade. A antecipação de sua maioridade, para que ele pudesse assumir o trono real, foi uma decisão tomada pelos políticos do Partido Liberal. Esta foi a única opção encontrada para se por fim ao governo regencial, que na época era visto como o provável causador das rebeliões e abalos sociais que passaram a atingir o país após a abdicação de D. Pedro I. Este feito entrou para a história como o “golpe da maioridade”.

A Emancipação politica do Brasil

10:56 0 Comments A+ a-








Fonte: http://www.sohistoria.com.br/ef2/inconfidencia/



*Conjuração Mineira
No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro. Com a grande exploração, o ouro começou a diminuir nas minas. Mesmo assim as autoridades portuguesas não diminuíam as cobranças. Nesta época, Portugal criou a Derrama. Esta funcionava da seguinte forma: cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole. Quando a região não conseguia cumprir estas exigências, soldados da coroa entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido.

Independências: Haiti e América Espanhola-Parte3

05:50 0 Comments A+ a-







Fonte: http://www.coladaweb.com/historia/independencia-da-america-espanhola

O processo de independência do México marcou a quebra do pacto colonial em uma das mais importantes possessões espanholas no continente americano.
A crise instalada pelas invasões napoleônicas promoveu uma brecha na qual os primeiros levantes foram organizados.
Em 1810, o pároco Miguel Hidalgo y Costilla ensaiou um primeiro movimento revolucionário. Defendendo o fim das relações coloniais e a devolução das terras às populações indígenas, Hidalgo mesclava idéias anticoloniais e propostas reformistas dentro do movimento por ele organizado.

Independência: Haiti e América Espanhola-Parte2

05:34 0 Comments A+ a-







Fonte: http://www.estudopratico.com.br/revolta-de-tupac-amaru-1780/

A instalação do sistema colonial hispânico na América foi marcada por um processo massivo de eliminação de boa parte das populações indígenas que aqui viviam. No entanto, conforme assinalado pelo poeta chileno Pablo Neruda, a “cruz”, a “espada” e a “fome” não foram suficientes para encerrar as resistências da população indígena frente ao colonizador espanhol.
No século XVIII, a infiltração das ideias iluministas e liberais só vieram a potencializar essa relação de conflito entre índios e espanhóis. Para ampliar a mão-de-obra disponível, muitos colonizadores empreendiam acordos com as lideranças indígenas locais.

Independências: Haiti e América Espanhola -Parte1

05:34 0 Comments A+ a-







 Fonte: http://www.colegioweb.com.br/historia/como-se-deu-a-independencia-do-haiti.html

O antigo sistema colonial de dominação se apoiava no pacto colonial,isto é,na obrigatoriedade as colônias comerciarem apenas com sua metrópole. No século XVIII,com o crescimento das colônias e o enriquecimento da elite colonial,o antigo sistema colonial entrou em crise,pois não atendia os interesses dos colonos.
A crise do antigo sistema colonial pode ser atribuída a múltiplos fatores, entre os quais cabe citar:
-A opressão espanhola;
-A proibição de se montar manufaturas na America;
-As enormes diferenças sociais e a discriminação existente nas sociedades hispano-americanas;
-Os privilégios dados ao chapetones.

A Era Napoleônica-Parte3

11:20 0 Comments A+ a-







 Fonte: http://www.estudokids.com.br/era-napoleonica-consulado-imperio-e-governo-dos-cem-dias/

As nações vencedora organizaram o Congresso de Viena que foi responsável pela reorganização geopolítica do continente e deveria refletir o Princípio da Legitimidade.
Áustria, Rússia, Prússia e Inglaterra começaram a refazer o mapa europeu; recolocar no trono os reis depostos por Napoleão Bonaparte, ou seja, voltar o absolutismo; recolonizar as nações americanas.

Objetivos do Congresso de Viena
 - Redação e estabelecimento das condições de paz na Europa, após da derrota de Napoleão.
 - Redefinição do mapa político europeu, que havia sido modificado nas conquistas de Napoleão Bonaparte.
 - Restauração ou permanência das monarquias absolutistas em grande parte das nações europeias.

A Era Napoleônica-Parte2

11:16 0 Comments A+ a-





Fonte: http://www.infoescola.com/historia/bloqueio-continental/

O Império foi implantado definitivamente após a mobilização da opinião pública. Em 1804 foi realizado um plebiscito, onde foi restabelecido o regime monárquico e a indicação de Napoleão ao trono. Em 2 de Dezembro foi oficializado Napoleão I, na Catedral de Notre Dame.
A expansão do Império Napoleônico causou enormes atritos com os demais países europeus, quase todos representantes do Antigo Regime. Inúmeras coligações foram realizadas para deter a expansão territorial francesa. E o temor era explicado pela velocidade com que os exércitos napoleônicos realizavam suas conquistas.

A Era Napoleônica-Parte1

11:07 1 Comments A+ a-





 Fonte:https://blogdoprofessorhenry.blogspot.com.br/2013/10/historia-napoleao-bonaparte-era.html

A Era Napoleônica tem ínicio após o Golpe de Estado do 18 Brumário, que foi o que marcou o final do processo revolucionário na França.
Napoleão Bonaparte é considerado, para muitos franceses, o governante mais bem-sucedido da história da França. Algumas pessoas dizem que ele foi tão bem-sucedido devido sua habilidade como estrategista, seu espírito de liderança e seu talento para empolgar os soldados com promessas de glória e riqueza após cada vitória.
Podemos dividir o governo de Napoleão em três períodos: Consulado, Império e Governo dos cem dias.

A formação dos Estados Unidos da America-Parte3

11:07 0 Comments A+ a-





Fonte:http://www.clickescolar.com.br/colonizacao-dos-estados-unidos.htm

A Constituição dos Estados Unidos foi logo discutida após a vitória contra os colonizadores ingleses. Em 4 de julho de 1776, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a Declaração de Independência. O seu principal autor, Thomas Jefferson, escreveu a Declaração como uma explicação formal do por que o Congresso ter votado no dia 2 de julho para declarar a independência da Grã–Bretanha.
Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.

A Formação dos Estados Unidos da America-Parte2

11:03 0 Comments A+ a-





 Fonte: http://aformacaodosestadosunidos.blogspot.com.br/2013/04/as-treze-colonias-e-formacao-dos.html

A partir da segunda metade do século XVIII, após a vitória dos ingleses na Guerra dos Sete Anos, a economia inglesa ficou extremamente abalada pelas despesas com a guerra. Com isso, os olhos da Coroa Inglesa voltaram-se para suas 13 colônias na América.
Com a guerra do sete anos que ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte.

A Formação dos Estados Unidos da America-Parte1

10:56 0 Comments A+ a-



 http://mekstein.blogspot.com.br/2010/03/116-independencia-dos-estados-unidos-da.html

Apesar da diferença temporal, a colonização inglesa na América do Norte foi importantíssima para o desenvolvimento econômico da Inglaterra e de suas colônias no norte do continente americano, conhecidas como as Treze Colônias. A região era habitada por índios até o fim do século XV, quando Cristóvão Colombo chegou ao continente. Diferentes regiões do território foram ocupadas por espanhóis, holandeses e ingleses, entre os séculos XVI e XVII.

Iluminismo-Parte3

10:43 0 Comments A+ a-






Fonte: http://schafergabriel.blogspot.com.br/2015/02/o-iluminismo.html


Os pensadores iluministas que se ocuparam de questões econômicas deram origem a duas grandes correntes de pensamento. A primeira delas foi a fisiocracia, que obteve grande circulação nos fins do século XVIII. Uma outra teoria mais amplamente desenvolvida foi o “liberalismo”, que até hoje influencia fundamentos do pensamento econômico contemporâneo.
A fisiocracia foi responsável pela crítica ao vigente sistema econômico mercantilista. Segundo suas idéias, o pensamento fisiocrata criticava a lógica de exploração e acúmulo de metais preciosos defendida pelo mercantilismo. De acordo com a fisiocracia, as práticas mercantilistas não promoveriam o desenvolvimento das riquezas de uma nação.

Iluminismo-Parte2

10:43 0 Comments A+ a-




 Fonte: http://escolaalfredopeteffi.blogspot.com.br/2014/06/pensadores-iluministas-trabalho-de_24.html

As ideias apresentadas no iluminismo eram propostas pelos pensadores iluministas sendo alguns deles:

Revolução Industrial-Parte3

10:28 0 Comments A+ a-





Fonte: https://www.todamateria.com.br/revolucao-industrial/



Os trabalhadores moravam geralmente próximo às fábricas, mas precisavam acordar de madrugada, porque o trabalho começava entre cinco e seis horas da manhã. As mulheres acordavam sempre antes dos homens, porque precisavam preparar o alimento que seria levado para o almoço. Tinham ainda que limpar a casa, lavar a roupa e cuidar de crianças etc...

Iluminismo-Parte1

10:25 0 Comments A+ a-




Fonte: http://www.estudokids.com.br/iluminismo/
 
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas)  e pregava maior liberdade econômica e política.
Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.

Revolução Industrial-Parte2

10:25 0 Comments A+ a-





Fonte: http://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php


As consequências da Revolução Industrial, movimento que teve início na Inglaterra no século XVIII, influenciaram e influenciam diretamente o sistema social, econômico e político mundial até os dias de hoje.
Ela teve início por diversos motivos dos quais se destacam: fortalecimento da classe burguesa na Inglaterra, diversas invenções (máquina de fiar, tear mecânico, da máquina a vapor, etc.), o uso de fontes modernas de energia (carvão e o petróleo) e o aperfeiçoamento das técnicas de produção a partir do avanço tecnológico e científico.

Revolução Industrial-Parte1

10:21 0 Comments A+ a-




Fonte: http://csm7anod.pbworks.com/w/page/32696880/A%20Revolu%C3%A7%C3%A3o%20Industrial


A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

A sociedade mineradora Parte3

12:59 0 Comments A+ a-


Fonte: http://umpoucode-historia.blogspot.com.br/2013/02/a-sociedade-mineradora.html

O grande afluxo de pessoas para região das minas,bem como as necessidades geradas pela extração e pelo comercio de minérios,possibilitou o desenvolvimento de uma sociedade urbana e diversificada.


Entre os séculos XVII e XVIII,próximo às jazidas de ouro e diamantes formaram-se arraiais e vilas que originaram varias cidades.

A sociedade mineradora Parte1

12:54 0 Comments A+ a-



Fonte: http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/casas-de-fundicao/

A descoberta do ouro no Brasil aconteceu no século XVII, na região de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, o que provocou uma verdadeira ‘corrida do ouro’ para essas regiões. A descoberta do precioso metal foi feita em 1698 por Antônio Dias de Oliveira, em Ouro Preto.

A sociedade mineradora Parte2

12:48 1 Comments A+ a-




Fonte: http://www.resumoescolar.com.br/historia-do-brasil/brasil-colonial-mineracao-consequencias-ciclo-do-ouro-e-decadencia/

A exploração do ouro, sua comercialização e circulação entre os habitantes das vilas da região das Minas sem que houvesse uma rígida fiscalização não agradavam a Metrópole portuguesa. A criação de impostos e a intensificação de suas cobranças também não agradavam os habitantes da região. Foi nesse contexto de tensão social que eclodiu a Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos.

Marcha da colonização da América portuguesa Parte3

08:50 0 Comments A+ a-



Fonte:http://blogturma17b.blogspot.com.br/2015/05/trabalho-de-historia-criacao-do-gado.html#.WCoBobIrKUk

Conforme sabemos, a atual configuração do território brasileiro é bem diferente daquela que foi originalmente estipulada pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494. A explicação para a ampliação de nossos territórios está atrelada a uma série de acontecimentos de ordem política, econômica e social que, com passar do tempo, não mais poderiam ser suportadas pelo acordo assinado entre Portugal e Espanha no final do século XV.

Marcha da colonização na América portuguesa Parte2

08:42 0 Comments A+ a-




http://escolakids.uol.com.br/jesuitas-no-brasil-colonia.htm

Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. Criados com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo.No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial.

Liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.

Marcha da colonização na América portuguesa Parte1

07:44 0 Comments A+ a-






Fonte:http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/bandeirantes/

A colonização portuguesa no Brasil iniciou-se pelo litoral e posteriormente foi avançando tanto para o interior do território tanto para o litoral, devido a ação dos soldados, dos bandeirantes, dos jesuítas, e dos criadores de gado.

Africanos no Brasil,dominaçao e resistencia Parte3

07:35 0 Comments A+ a-






http://www.historiadetudo.com/abolicao-da-escravatura

Havia um grupo que era contra a escravidão, os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo.As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.

Africanos no Brasil, dominação e resistência Parte2

12:35 0 Comments A+ a-




Fonte: http://www.estudopratico.com.br/o-que-e-um-quilombo/

Os negros trazidos para o espaço colonial sofriam um grande número de abusos. A dura rotina de trabalho era geralmente marcada por longas jornadas e a realização de tarefas que exigiam um grande esforço físico.


Africanos no Brasil,dominação e resistência Parte1

11:15 0 Comments A+ a-





Fonte: http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2010/08/vida-privada-entre-escravos-africanos.html


A utilização de escravos sempre foi vista como a mais viável alternativa para que os dispendiosos empreendimentos de exploração tivessem a devida funcionalidade.

No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.