O pós-guerra no Brasil: Democracia e populismo

13:19 0 Comments A+ a-





 https://falandoemhistoriadobrasil.wordpress.com/2015/10/11/periodo-democratico-1945-1964/

A pressão em torno da volta das instituições democráticas, fez com que Vargas acenasse favoravelmente para realização de eleições diretas. No final de 1945, uma nova assembleia constituinte foi eleita para, dessa forma, definir as bases do jogo político nacional. De acordo com a nova constituição, foi aprovada a existência das liberdades essenciais para o desenvolvimento de um novo processo eleitoral. Contando com o decisivo apoio do presidente Vargas, Dutra conseguiu a vitória com mais da metade dos votos.


Dutra



 https://pt.wikipedia.org/wiki/Eurico_Gaspar_Dutra

 A política econômica de Dutra foi marcada pela predominância de políticas liberais. Nessa época, o volume de importações brasileiras aumentou significativamente. Em pouco tempo as reservas econômicas do país diminuíram por causa do grande número de recursos utilizados para financiar a entrada de produtos importados. Consequentemente, a indústria nacional sofreu um período de recessão, que foi acompanhado pelo crescimento da dívida externa.

Nesse período, a condição dos trabalhadores piorou sensivelmente. O congelamento dos salários, inalterados desde 1942, e o aumento dos índices inflacionários encareceram o custo de vida da população. Vários movimentos grevistas e manifestações foram deflagrados neste tempo.

No ano de 1946, o Brasil ganhou uma nova constituição responsável pela reintrodução da democracia no contexto político brasileiro. De fato, as novas leis constituintes acabaram com o autoritarismo do Estado Novo e devolveram a soberania política ao voto popular. Entretanto, após os vários anos em que Getúlio Vargas se colocou a frente do governo, o cenário político brasileiro se mostrou tomado por várias tendências carentes de uma orientação política mais bem articulada. 

Getúlio Vargas

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Get%C3%BAlio_Vargas

Vargas retornou ao poder em 1951, de forma legal. Foi eleito por voto direto, e criou a Petrobrás, empresa estatal de exploração e refinação do petróleo extraído no território brasileiro. O presidente continuou com sua política, conseguindo equilibrar os interesses da burguesia e da classe operária.

Apesar de sua grande aceitação por parte da população, Vargas não era aceito por partidos políticos, como a UDN. A União Democrática Nacional temia um novo gole político, como o que deu origem ao Estado Novo. Carlos Lacerda era seu principal adversário político e partidários de Vargas decidiram tentar acabar com sua vida. Ele e seu acompanhante, Major da Aeronáutica Rubens Vaz foram abordados por um pistoleiro, mas apenas Rubens foi assassinado.

Em 24 de agosto do mesmo ano de 1954 depois de anunciar ao seu Vice, Café Filho, que renunciaria ao cargo, Vargas dá outro rumo à História. Enquanto seus opositores já comemoravam a noticia de que o Presidente eleito renunciaria, Vargas, em seu gabinete após escrever uma carta onde explicava os motivos de seu ato, suicida-se.

Juscelino Kubitschek

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Juscelino_Kubitschek

No final do ano de 1954, Juscelino e as lideranças do PSD decidiram lançar a candidatura dele à presidência do país. O suicídio de Getúlio Vargas havia causado transtornos na sucessão presidencial. O vice-presidente Café Filho assumiu o cargo e devido aos problemas de saúde precisou ser substituído. Primeiro foi sucedido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz. No entanto, o ministro da Guerra, marechal Henrique Lott, destituiu-o, pois considerou Carlos Luz uma ameaça à sucessão presidencial de Juscelino. Desse modo, assumiu o cargo, Nereu Ramos, que tentou assegurar a Café Filho a restituição do cargo. Contudo, Lott inviabilizou o retorno de Café Filho. Nereu Ramos governou até a tomada de posse de Juscelino Kubitschek na presidência e João Goulart na vice-presidência da República, em 31 de janeiro de 1956.

No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era “cinquenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinquenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infraestrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria.



 https://www.todamateria.com.br/a-construcao-de-brasilia/

A construção de Brasília demorou quase quatro anos, mas depois de três anos a maioria dos seus principais edifícios estava pronta, dentre os quais o Palácio da Alvorada, primeiro prédio da capital construído em concreto armado, a primeira construção de estrutura metálica (material trazido dos Estados Unidos) foi o Brasília Palace Hotel.

Jânio Quadros

 https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%A2nio_Quadros

Jânio da Silva Quadros sucedeu ao Presidente Juscelino Kubitschek. Foi eleito em outubro de 1960 com uma expressiva vitória.

Com o slogan “varre, varre, vassourinha, varre varre a bandalheira”, Jânio empolgou a população, prometendo acabar com a corrupção, equilibrar as finanças públicas e diminuir a inflação. Para ganhar ainda mais simpatia dos eleitores, o candidato costumava andar com roupas amassadas e carregar sanduíche de mortadela nos bolsos.

Jânio foi o primeiro Presidente da República a tomar posse na nova capital do país, Brasília, e de lá governaria o país. Era a primeira vez, também, que um candidato apoiado pela UDN alcançava o cargo.

Seu governo foi muito contraditório. A começar pelos seus apoios políticos, que representavam a elite do país, ou seja, aquela classe social que sempre foi alvo das críticas de Jânio. Na política internacional, dizia combater o comunismo, mas chegou a condecorar um dos líderes da Revolução Socialista Cubana, Ernesto “Che” Guevara, com a Medalha Cruzeiro do Sul, em agosto de 1961.

No dia 24 de agosto de 1961, Carlos Lacerda foi à televisão denunciar um possível golpe que estaria sendo articulado pelo Presidente Jânio Quadros. No outro dia, o Brasil se surpreendeu com o pedido de renúncia de Jânio. Ele afirmava em carta ao Congresso que “forças terríveis” o haviam levado a tomar aquele gesto.

João Goulart

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Goulart

João Belchior Marques Goulart, ou simplesmente Jango, como era conhecido, governou o país de setembro de 1961 a março de 1964.

Com a renúncia do Presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, João Goulart deveria assumir o governo. Mas partidos da oposição, como a UDN (União Democrática Nacional) e os militares tentaram impedir a sua posse. Nesta ocasião, Jango, que era tido como simpatizante do comunismo,estava em visita oficial à China (país comunista).

A solução encontrada pelo Congresso Nacional foi instaurar o sistema Parlamentarista, no qual o poder do Presidente fica limitado. Ele indica, mas pouco interfere nas ações dos Ministros. No dia 07 de setembro de 1961 Jango tomou posse. O Primeiro Ministro indicado foi Tancredo Neves, do PSD (Partido Social Democrata) mineiro.

Com o fim do Parlamentarismo, restavam ainda três anos de mandato para João Goulart. Elaborado pelo economista Celso Furtado, o Presidente lançou o Plano Trienal, que previa geração de emprego, diminuição da inflação, entre outras medidas para pôr fim à crise econômica. Porém, o plano não atingiu os resultados esperados.

Jango acreditava que só através das chamadas reformas de base é que a economia voltaria a crescer e diminuiria as desigualdades sociais. Estas medidas incluíam as reformas agrária, tributária, administrativa, bancária e educacional.

A classe média assustada deu apoio aos militares. Alguns dias depois do comício, foi organizada a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, com o objetivo de dar apoio aos militares. No dia 31 de março de 1964, os militares se reuniram e tomaram o poder, com apoio dos Estados Unidos.

Curiosidades:
-A música preferida de Juscelino Kubitschek era "Peixe Vivo", de Milton Nascimento. Por isso, ela foi escolhida para ser tocada em seu enterro.
-Dutra durante seu governo,impediu que o Estado interferisse com frequência na economia brasileira.
-Em 29 de junho de 1958, o Brasil torna-se, pela primeira vez na história, campeão da Copa do Mundo de Futebol. O evento ocorreu na Suécia.



https://www.youtube.com/watch?v=9uMe62fPElE



Bibliografia:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/governo-dutra.htm
https://www.estudopratico.com.br/o-populismo-no-brasil/
http://brasilescola.uol.com.br/historiab/democracia-populismo.htm
http://www.infoescola.com/historia/suicidio-de-getulio-vargas/
http://www.infoescola.com/historia/governo-de-juscelino-kubitschek/
https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/governo_jk.htm
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/construcao-de-brasilia/
http://www.infoescola.com/historia/governo-de-janio-quadros/
http://www.infoescola.com/historia/governo-de-joao-goulart-jango/
http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/2614/1/10-curiosidades-sobre-juscelino-kubitschek.html
http://brasil--historia.blogspot.com.br/2009/09/o-governo-dutra.html
https://www.suapesquisa.com/musicacultura/anos_50.htm

Sara


Postador por Historiando na Rede