Iluminismo-Parte2

10:43 0 Comments A+ a-




 Fonte: http://escolaalfredopeteffi.blogspot.com.br/2014/06/pensadores-iluministas-trabalho-de_24.html

As ideias apresentadas no iluminismo eram propostas pelos pensadores iluministas sendo alguns deles:

John Locke (1632-1704)
Ele afirmava que a mente era como uma "tabula rasa", donde se rejeitava qualquer concepção embasada no argumento das “ideias inatas”, uma vez que todas as nossas ideias possuíam início e fim nos sentidos do corpo. Assim, o conhecimento determinado percepção dos sentidos e não apenas pelo conhecimento inato.
Por outro lado, Locke combatia a ideia de que Deus decidia o destino dos homens e alegava que a sociedade corrompa os desígnios divinos ou permitem que o bem triunfe. Por fim, vale citar que ideias deste autor auxiliaram na derrubada do absolutismo inglês

Voltaire (1694-1778)

Voltaire foi um crítico severo das instituições religiosas bem como dos hábitos feudais que ainda vigoravam na Europa, afirmando que apenas aqueles dotados de razão e liberdade poderiam conhecer as vontades e desígnios divinos. Apesar disso, era contra qualquer revolução, pois os monarcas seriam capazes de se orientar racionalmente para cumprir o seu papel.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

Filósofo suíço que lançou as bases para o Romantismo europeu, era a favor do “Contrato Social”, forma de promover a justiça social. Apregoava que a propriedade privada gerava a desigualdade entre os homens, os quais teriam sido corrompidos pela sociedade, quando findara a soberania popular. Por outro lado, era capital a participação popular na vida pública, elegendo seus representantes políticos.

Montesquieu (1689-1755)

se destacou nas áreas da filosofia da história e do direito constitucional, ao empreender uma crítica sistemática ao autoritarismo político bem como as tradições das instituições europeias, especialmente da monarquia inglesa, na obra “O Espírito das Leis”, onde defende a separação dos três poderes do Estado em Legislativo, Executivo e Judiciário enquanto uma maneira de manter os direitos individuais.

Adam Smith (1723-1790)

Adam Smith é considerado um dos principais teóricos do movimento, foi economista e filósofo escocês, e afirmava que somente com o fim dos monopólios e da política mercantilista o Estado iria prosperar de fato, posto que a riqueza das nações advinha do esforço individua (self-interest), que por sua vez fomenta o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
Para divulgar o conhecimento, os iluministas idealizaram e concretizaram a idéia da Enciclopédia (impressa entre 1751 e 1780), uma obra composta por 35 volumes, na qual estava resumido todo o conhecimento existente até então.
A Enciclopédia foi idealizada e editada pelo filósofo e escritor francês Denis Diderot (1713-1784), com a colaboração do físico e matemático Jean D·Alembert (1717-1783), responsável pela parte de ciências e matemática. Mas os vários volumes foram escritos por um coletivo de autores, especialistas nas mais diversas disciplinas, chamados para sintetizar o conhecimento em sua área. Eram, na maioria, grandes nomes de seu tempo. Entre eles estão Montesquieu, Voltaire, Rousseau, Buffon, Quesnay, Grimm, d·Holbach e muitos outros. Durante a confecção da Enciclopédia, Diderot recebeu com freqüência contribuições espontâneas, às vezes de autores anônimos, com memórias, informações, observações, conselhos e esclarecimentos, muitos dos quais incluídos na obra final. A Enciclopédia (que chegou a ser chamada de "o livro dos livros") permitiu que, pela primeira vez, o conhecimento científico, artístico e filosófico da época estivesse à disposição do público em geral - incluindo aí todas as idéias liberais que vinham surgindo, sendo a coleção a principal reunião das teses iluministas até então.



Dicas de leitura:



HIMMELFARB, Gertrude. Os Caminhos Para Modernidade - Os Iluminismos Britânico,Francês e Americano.Editora E Realizações Ltda.2011.

Endereço Bibliográfico:
http://www.todamateria.com.br/filosofos-iluministas/
http://www.infoescola.com/historia/iluminismo/
http://super.abril.com.br/comportamento/enciclopedia

Postador por Historiando na Rede