A Formação dos Estados Unidos da America-Parte1

10:56 0 Comments A+ a-



 http://mekstein.blogspot.com.br/2010/03/116-independencia-dos-estados-unidos-da.html

Apesar da diferença temporal, a colonização inglesa na América do Norte foi importantíssima para o desenvolvimento econômico da Inglaterra e de suas colônias no norte do continente americano, conhecidas como as Treze Colônias. A região era habitada por índios até o fim do século XV, quando Cristóvão Colombo chegou ao continente. Diferentes regiões do território foram ocupadas por espanhóis, holandeses e ingleses, entre os séculos XVI e XVII.
 A primeira tentativa de ocupação da América do Norte pelos ingleses ocorreu com Walter Raleigh, que organizou três expedições à região no fim do século XVI. Raleigh não conseguiu o sucesso esperado com as expedições, em virtude dos constantes ataques dos povos indígenas que habitavam o local. Mas por volta de 1607, Raleigh conseguiu constituir uma colônia na América do Norte: a Virgínia.
A ocupação da America do norte se deu a perseguição religiosa aos puritanos, os calvinistas ingleses, principalmente depois da criação do anglicanismo com Henrique VIII, levou-os a se deslocarem para a América. O objetivo era criar espaços de vivência onde podiam exercer livremente seus preceitos religiosos.Degredados,aventureiros,mulheres pobres(vendidas aos colonos com esposas);camponeses sem terra,alem de ingleses,outros europeus de diferentes origens.Esses grupos todos constituíram inicialmente a população das trezes colônias.
Entre colônias do Norte e do Sul havia grandes diferenças. Isto porque nas colônias do norte, a estrutura administrativa era baseada em uma ocupação de pequenas propriedades e colonos livres; nas do sul, era o oposto grandes fazendas de produtos tropicais, cultivados por escravos africanos. Mesmo com essas diferenças, e como consequência, os vários conflitos resultantes, não impediu a formação de uma nação soberana e unificada.
Com o passar do tempo, as duras condições que marcavam a vida nas colônias do centro-norte foram dando lugar a uma próspera economia que passou a se articular com outras regiões do planeta. Foi dessa maneira que se originou o chamado comércio triangular.

Esse termo, na verdade, designa a intensa atividade mercantil que começou a integrar as colônias norte-americanas às economias da América Central, África e Europa. Em linhas gerais, esse comércio tinha origem na exportação de gado, peixe, madeira e outros produtos alimentícios que saíam da América do Norte com destino às Antilhas. Ao chegarem à América Central, os comerciantes norte-americanos aproveitavam para realizar a aquisição de rum, açúcar e melaço.
Os governadores de cada colônia eram nomeados pela coroa inglesa; mesmo assim, na maioria das vezes, eram homens das próprias elites locais. Seus poderes eram limitados pelas Assembléias (Conselhos) locais e seus salários pagos pelos colonos.



Curiosidades:

- 2.5 Milhões de pessoas – Esse era o número de pessoas que viviam na recém colonia independênte em Julho de 1776.
-Ambos Thomas Jefferson e John Adams morreram no Dia da Independência em 4 de Julho de 1826. Algo que fortaleceu ainda mais o patriotismo e as comemorações da declaração.
-Vários países usaram a Declaração de Independência de Thomas Jefferson como um sinal em suas próprias lutas pela liberdade. Entre eles estão França, Grécia, Polônia, Rússia e muitos outros países sul-americanos.



Dica de leitura:




Coleção Repensando a História: Estados Unidos- Da colônia a Independência de Leandro Karnal (Contexto).


Endereço Bibliográfico:
http://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-eua.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historia-america/colonizacao-inglesa-na-america-norte.htm
http://independenciaestadunidense.blogspot.com.br/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historia-america/o-comercio-triangular.htm
http://www.coladaweb.com/historia/colonizacao-inglesa
https://inglesnarede.com.br/cultura-americana/curiosidades-e-fatos-4-de-julho/
Boulos Júnior,Alfredo
História: sociedade e cidadania - Edição reformulada,8°ano / Alfredo Boulos Júnior.-2.ed.-São Paulo : FTD,2012.

Postador por Historiando na Rede