A Era Napoleônica-Parte3

11:20 0 Comments A+ a-







 Fonte: http://www.estudokids.com.br/era-napoleonica-consulado-imperio-e-governo-dos-cem-dias/

As nações vencedora organizaram o Congresso de Viena que foi responsável pela reorganização geopolítica do continente e deveria refletir o Princípio da Legitimidade.
Áustria, Rússia, Prússia e Inglaterra começaram a refazer o mapa europeu; recolocar no trono os reis depostos por Napoleão Bonaparte, ou seja, voltar o absolutismo; recolonizar as nações americanas.

Objetivos do Congresso de Viena
 - Redação e estabelecimento das condições de paz na Europa, após da derrota de Napoleão.
 - Redefinição do mapa político europeu, que havia sido modificado nas conquistas de Napoleão Bonaparte.
 - Restauração ou permanência das monarquias absolutistas em grande parte das nações europeias.
 - Combate aos ideais políticos liberais e aos movimentos democráticos que ganhavam força na Europa sob a inspiração da Revolução Francesa.
 - Reprimir os movimentos emancipacionistas, que ganhavam força nas colônias europeias na América, inspirados pelos ideais iluministas e pela Revolução Francesa.
 Para garantir, em termos práticos, a aplicação das medidas conservadoras do Congresso de Viena, o Czar da Rússia propôs a criação da Santa Aliança. Esta servia de ajuda mútua das monarquias européias em nome “da religião, da paz e da justiça”.
Seu objetivo era estabelecer o direito de intervenção em qualquer região européia em que se inicia-se um movimento liberal ou uma revolução burguesa. Porém após a independência das Colônias Latino-Americanas, a Santa Aliança se enfraquece e a Inglaterra por motivos econômicos se retira da Santa Aliança.

 https://www.youtube.com/watch?v=dlUVfB2ptmQ

Endereço Bibliográfico:
http://www.coladaweb.com/historia/congresso-de-viena
http://www.suapesquisa.com/resumos/congresso_viena.htm

Postador por Historiando na Rede