A Era Napoleônica-Parte1
Fonte:https://blogdoprofessorhenry.blogspot.com.br/2013/10/historia-napoleao-bonaparte-era.html
A Era Napoleônica tem ínicio após o Golpe de Estado do 18 Brumário, que foi o que marcou o final do processo revolucionário na França.
Napoleão Bonaparte é considerado, para muitos franceses, o governante mais bem-sucedido da história da França. Algumas pessoas dizem que ele foi tão bem-sucedido devido sua habilidade como estrategista, seu espírito de liderança e seu talento para empolgar os soldados com promessas de glória e riqueza após cada vitória.
Podemos dividir o governo de Napoleão em três períodos: Consulado, Império e Governo dos cem dias.
Com o golpe, tinha início o período do Consulado (1799-1804). Nele, Napoleão Bonaparte tornou-se um dos três cônsules, ao lado do abade Sieyès e Roger Ducos. Mas pelo fato de ser o primeiro-cônsul, era Napoleão que centralizava o poder executivo, principalmente com o reforço de poder a esse cargo dado pela Constituição do Ano X (1802). Internamente, o objetivo era reorganizar a economia, a sociedade francesa e as novas instituições da burguesia, criando uma estabilidade no país. No plano econômico, uma das principais medidas foi a criação do Banco da França que, controlado pelo Estado, criou o padrão monetário do franco, possibilitando ainda financiamentos à indústria francesa e à agricultura. A criação desse banco central possibilitou ainda o controle inflacionário.
Bonaparte realizou ainda reforma no ensino, com a criação de liceus, que garantiram a formação de parte do funcionalismo público e de oficiais para o exército, além de cursos superiores, como nas escolas de Direito, de Política e Técnica Naval. Na relação com a igreja católica, foi realizada uma concordata com o papa Pio VII, pacificando essa relação e mantendo a igreja submetida ao Estado francês. Inúmeras obras públicas foram realizadas, garantindo condições infra-estruturares ao país e também consolidando o apoio dado a Napoleão pela população.
Curiosidades:
-Napoleão nasceu em 15 de agosto de 1769 e virou tenente
já aos 16 anos.
-Aos 15 anos, foi admitido como cadete na Escola Militar
de Paris, onde se formaria artilheiro em tempo recorde
-Suas batalhas para conquistar a Europa causaram um
número assustador de mortes.
Dica de leitura:
Coleção Guerras que mudaram o mundo:As guerras napoleônicas de Francisco M.p Teixeira(Ática- Paradidáticos).
Endereço Bibliográfico:
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/era-napoleonica.htm
http://www.infoescola.com/historia/era-napoleonica/
http://pt.slideshare.net/natharah/curiosidades-napolenicas
1 comentários:
Write comentáriosParabéns tudo certo por aqui, Geovana.
Reply