Revolução Industrial-Parte2

10:25 0 Comments A+ a-





Fonte: http://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php


As consequências da Revolução Industrial, movimento que teve início na Inglaterra no século XVIII, influenciaram e influenciam diretamente o sistema social, econômico e político mundial até os dias de hoje.
Ela teve início por diversos motivos dos quais se destacam: fortalecimento da classe burguesa na Inglaterra, diversas invenções (máquina de fiar, tear mecânico, da máquina a vapor, etc.), o uso de fontes modernas de energia (carvão e o petróleo) e o aperfeiçoamento das técnicas de produção a partir do avanço tecnológico e científico.

Ainda que muitos pontos positivos surgiram junto à expansão da industrialização, os trabalhadores das fábricas viviam em condições precárias, com altas jornadas de trabalho e salários baixos. Mulheres e crianças também trabalhavam nas fábricas e recebiam menos que os homens.
Outras mudanças causadas pela Revolução Industrial:
*Substituição da manufatura para a maquinofatura;

*Criação de empresas e indústrias;
*Concentração de renda na mão dos donos das indústrias;
*Fortalecimento político e econômico da burguesia;
*Aumento do êxodo rural;

*Crescimento das cidades e da população
*Aumento das lutas operárias;
*Aumento das desigualdades sociais;

*Avanço dos impactos ambientais.


O cotidiano dentro das fábricas

as fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.




Dicas de leitura:



CANÊDO,Leticia Bicalho. A Revolução Industrial.São Paulo: Atual,1994.(Discutindo a História).

Endereços Bibliográficos:
http://www.todamateria.com.br/consequencias-da-revolucao-industrial/
http://www.suapesquisa.com/industrial

Postador por Historiando na Rede