O Mundo Depois da Primeira Guerra Mundial

09:09 0 Comments A+ a-






https://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/news/2014_07_30/A-guerra-que-marcou-o-inicio-da-hegemonia-dos-Estados-Unidos-6373/


Depois da Primeira Guerra, a Europa já não era a mesma. Havia perdido a influência no mundo. Mergulhava rapidamente em uma crise que duraria até as vésperas de outra guerra: A Segunda Guerra Mundial.


 A Alemanha teve quase dois milhões de mortes; A França e a Inglaterra, juntas mais de dois milhões. A Rússia, incluindo a fase da guerra civil, perdeu perto de cinco milhões de habitantes. Enfim, a quantidade de mortos fazia qualquer outro conflito anterior parecer uma pequena batalha perto da carnificina provocada pela Primeira Guerra Mundial.

Os prejuízos materiais eram incalculáveis. O comércio estava praticamente à zero. Somente os países que ficaram distantes do palco da guerra, como os Estados Unidos e o Japão, conseguiram tirar proveito do comércio europeu. 


http://brasil.elpais.com/brasil/2013/12/15/cultura/1387138918_367602.html


A Primeira Guerra Mundial foi o prenúncio da crise total que se abateu sobre a Europa, ao mesmo tempo em que marcou a mudança do centro das decisões para o outro lado do Atlântico. Também acirrou as contradições do capitalismo, a ponto de provocar o aparecimento de uma nova forma de sociedade: a socialista.

A Primeira Guerra Mundial, considerada um dos mais sangrentos episódios da história da humanidade, é vista por muitos historiadores como um marco no nascimento do mundo moderno. Mas o nascimento desse mundo moderno custou muito em termos de vidas. No total as estimativas variam entre nove e dez milhões de mortos. A maioria esmagadora dos soldados era formada por jovens. Muitos desses jovens eram estudantes de Oxford e Cambridge, as mais famosas universidades inglesas.

http://www.ciencia-online.net/2014/07/20-curiosidades-primeira-guerra-mundial.html


Porém não só as balas e as bombas mataram durante os conflitos. A epidemia da chamada gripe espanhola chegou a matar muito mais do que a luta. Os Estados Unidos, que se envolveram na guerra só depois de 1917, tiveram cerca de 120 mil soldados mortos, mas a gripe espanhola matou mais de 500 mil americanos.

Curiosidades:

-Adolf Hitler foi um cabo do exército alemão durante a Primeira Guerra;

-A Rússia foi o país com o maior número de mortos;

-Estima-se que morreram em torno de 58 mil soldados britânicos no primeiro dia da Batalha do Somme;

https://www.youtube.com/watch?v=pN82I9lztI8



     Bibliografia:

https://pt.slideshare.net/AdmDeborah/o-mundo-depois-da-primeira-guerra-mundial-slide

https://seuhistory.com/noticias/veja-curiosidades-da-grande-guerra-que-voce-provavelmente-nao-sabia

 Camila

Postador por Historiando na Rede